Descrição
O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de garantir a presença de médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa contempla, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais. Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.
A parceria do PMM com o PROADESS (Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde) tem como meta contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde nos municípios com o PMM implantado através de um conjunto de indicadores disponibilizados em uma plataforma de dados de acesso aberto.
Objetivos da parceria PMM/PROADESS com a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict
- Produzir, consolidar e disponibilizar informações estratégicas por meio do componente "Análise Visual", contribuindo para avaliar as mudanças no status de saúde dos municípios desde a implantação do PMM;
- Desenvolver infraestrutura tecnológica do componente Ciência de Dados aplicada ao PMM;
- Identificar, coletar, normalizar e armazenar as principais bases de dados de interesse para o PMM;
- Indexar as principais bases de dados de interesse para o PMM visando recuperação de dados em alta performance para tomada de decisão baseada em dados.