Aprendizagem colaborativa
Data Hackers
Página com conteúdos excelentes sobre ciência de dados disponibilizados em formato blog, newsletter, podcast e Slack.
Um problema conhecido em mineração de padrões frequentes é o fato de comumente serem produzidas milhares de regras de associação, tornando-se árduo o estudo de cada uma delas, enfraquecendo o processo de descoberta de informação útil. Tendo em vista este desafio, essa dissertação propõe uma nova abordagem para obtenção de regras de associação interessantes a partir da divergência entre as regras obtidas e a distribuição esperada dos dados. A abordagem inédita desenvolvida, denominada ARD, é avaliada sobre dados da malária na Amazônia Legal Brasileira nos anos de 2009 a 2015. A partir dessa abordagem foi determinado um número de padrões praticável para análise, de onde são levantadas informações relacionadas a malária na Amazônia Legal e as tendências associadas a organização das Regiões de Saúde. Os resultados levantados mostram a capacidade da ARD, uma vez que indicou para regras que trouxeram informação relevante sobre os dados minerados.
Parte do conteúdo foi omitido pois o artigo científico derivado da dissertação de mestrado ainda está no prelo do periódico selecionado para publicação. O documento será atualizado assim que possível.
Aprendizagem colaborativa
Página com conteúdos excelentes sobre ciência de dados disponibilizados em formato blog, newsletter, podcast e Slack.
Projeto acadêmico doutorado
Autora: Caroline de Oliveira Costa Souza Rosa. A disponibilidade crescente de dados que registram encontros de pacientes com provedores de saúde tem embasado estudos que visam ampliar a eficiência dos serviços prestados e a qualidade do tratamento fornecido.
Projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico
A Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semob) faz parte do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e tem entre suas atribuições organizar e disponibilizar informações sobre o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana e a qualidade e produtividade dos serviços de transporte público coletivo.