
Aprendizagem colaborativa
Jupyter Hub
Plataforma de ciência de dados para execução e compartilhamento de códigos em mais de 40 linguagens de programação.
O aumento na incidência de câncer na população brasileira tem tornado essa doença um grande desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de existirem normas para que o tratamento do paciente com câncer seja realizado próximo de sua residência, nem sempre isso é possível. Nestes casos, o paciente precisa percorrer grandes distâncias na busca pelo tratamento, gerando desgaste físico, emocional e financeiro, que pode prejudicar o processo de cura. Este projeto destaca a premissa de que a acessibilidade ao tratamento de câncer é primordial para garantir a integralidade do cuidado ao paciente.
A pergunta principal de pesquisa é: em que medida a acessibilidade ao tratamento de pacientes com câncer atendidos pelo SUS evoluiu nos últimos anos? São utilizadas informações de rotina do SUS para mapear as redes de deslocamento de pacientes com câncer para a realização de tratamento, nos últimos 10 anos. Os objetivos principais do projeto são: (i) analisar a série histórica da rede de deslocamento dos pacientes com câncer atendidos no SUS; e (ii) desenvolver uma metodologia de análise da acessibilidade aos serviços de saúde, baseada na análise de redes.
O projeto conta com o apoio do edital “Fiocruz Inova: Novos Talentos” (2018), da Fundação Oswaldo Cruz, e do INCT de Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas (INCT-IDPN).
Bruna de Paula Fonseca | CDTS |
Fabio Zicker | CDTS |
Priscila Costa Albuquerque | CDTS |
Raphael Saldanha | |
Igor Morais |
Aprendizagem colaborativa
Plataforma de ciência de dados para execução e compartilhamento de códigos em mais de 40 linguagens de programação.
Projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico
Juntamente com a equipe NIPPIS, desenvolver e publicizar painel de indicadores para monitoramento e análises de dados relacionados às políticas públicas das pessoas com deficiência, por meio de plataforma de tecnologia da informação. O NIPPIS é um núcleo de pesquisa e formação de recursos humanos, fruto de um acordo de colaboração estabelecido, em 2015, entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).