Descrição
No Brasil, o único sistema de informações que disponibiliza dados sobre morbidade materna é o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), mas há dificuldades na operacionalização dos critérios recomendados pela Organização Mundial de Saúde para identificação de casos de Near Miss Materno (NMM) e dúvidas sobre a qualidade da informação. O projeto construirá e validará um algoritmo para identificação de morbidade materna grave no SIH e validará o uso do SIH para a identificação de casos de NMM. Como produto, desenvolverá um painel online, com indicadores provenientes de diversos sistemas de informação disponíveis no Brasil, a ser utilizado pelos gestores do SUS para a vigilância e controle da mortalidade materna.
O projeto será desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o PCDaS.
Objetivos do Projeto junto à Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict)
- Acesso às bases extraídas e tratadas pelo PCDaS (SIM, SINASC, SIH, CNES);
- Acesso às bases de dados do projeto Mr Frankie;
- Espaço para armazenamento e processamento de dados no ambiente do Elastic Search e Kibana;
- Capacitação da equipe em ciência de dados, mineração, análise e visualização de dados, machine learning e tomada de decisão.