Projeto acadêmico mestrado

Monitoramento ambiental de informação em saúde: uma proposta metodológica


Descrição

A disponibilidade de informação, apoiada em dados válidos e confiáveis, é condição essencial para a análise situacional, a programação de ações de saúde e o subsídio a decisões pertinentes ao quadro sanitário da população.

No âmbito da Fundação Oswaldo Cruz, seus canais de comunicação com o cidadão são definidos pelos órgãos colegiados, respaldados pela política institucional de comunicação. No que se refere às demandas de informação recebidas no serviço de atendimento Fale Conosco do Portal Fiocruz, a busca por tratamento médico reúne o segundo maior volume recebido, sendo o primeiro a procura de cursos e formação profissional.

Na segmentação por conteúdo das mensagens recebidas no período de 2011 a 2017 referentes a tratamento de saúde, a Esporotricose ocupou o primeiro lugar, com incidência crescente e contínua. A constatação desse evento motivou o surgimento de inúmeras questões.

Em termos contextuais, qual a sua etiologia e histórico no país? Qual a evolução do quadro epidemiológico e quais fatores poderiam influenciá-lo? O conjunto de demandas registradas no Fale corresponde a este quadro, ou trata-se de um fenômeno isolado? Caso corresponda, esse evento poderia demonstrar o potencial do Fale no monitoramento ambiental de informação em saúde? Para investigar essa situação, foi adotado um referencial teórico, segmentado pelos tópicos monitoramento ambiental (environmental scanning) e informação em saúde.

Esta pesquisa se caracteriza como exploratória, com abordagem quantitativa, na qual, além da base de dados específica do Fale, propõe-se o linkage de dados públicos disponíveis nas fontes oficiais de informação em saúde. Espera-se que os resultados alcançados possam agregar informação sobre o assunto de modo a subsidiar a proposição de políticas públicas. No que se refere à metodologia proposta, espera-se que ela possa ser replicada em estudos posteriores sobre outras temáticas.

  • Autor(es): Helen Massote Carvalho
  • Orientador: Cícera Henrique da Silva
  • Afiliação Institucional: PPGICS
  • Categoria: Mestrado Acadêmico
  • Data de defesa: 15/02/2020
  • Instituição de defesa: ICICT/Fiocruz
  • Programa: Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)


Projetos Relacionados