
Projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico
Vigilância da mortalidade materna e da morbidade materna grave
Uso de dados do mundo real e aprendizado de máquina na vigilância da mortalidade materna e da morbidade materna grave.
Com foco no fortalecimento da comunidade de ciência de dados no Brasil, o projeto visa mapear o ecossistema de pesquisa universitária e documentar os requisitos necessários para a estruturação de um fluxo de trabalho entre projetos acadêmicos e iniciativas brasileiras de código aberto.
O projeto Querido Diário, desenvolvido e mantido pela Open Knowledge Brasil e por dezenas de voluntários, tem como objetivo libertar e integrar os dados contidos nos diários oficiais dos 5.570 municípios brasileiros, além de enriquecer as informações com o uso de inteligência artificial, facilitando o acompanhamento e fiscalização dos atos públicos pelos cidadãos. O cenário em que a iniciativa está inserida abre diversas frentes de abordagem por discentes e pesquisadores, fomentando um cenário de colaboração ampla e contínua.
Já no primeiro semestre, o projeto Querido Diário nas Universidades acompanhará dois projetos de iniciação científica, documentando a evolução das entregas e pavimentando o caminho para futuras parcerias.
Giulio Carvalho | Coordenador de Inovação Cívica |
Ariane Alves | Líder de Comunicação e Front-end |
Luísa Coelho | Analista de dados |
Projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico
Uso de dados do mundo real e aprendizado de máquina na vigilância da mortalidade materna e da morbidade materna grave.
Projeto acadêmico doutorado
Autor: Jefferson da Costa Lima. No campo da Saúde, assim como em outras áreas, boa parte do conteúdo produzido é armazenado diretamente no ambiente digital e em formato textual.