Descrição do projeto
Com foco no fortalecimento da comunidade de ciência de dados no Brasil, o projeto visa mapear o ecossistema de pesquisa universitária e documentar os requisitos necessários para a estruturação de um fluxo de trabalho entre projetos acadêmicos e iniciativas brasileiras de código aberto.
O projeto Querido Diário, desenvolvido e mantido pela Open Knowledge Brasil e por dezenas de voluntários, tem como objetivo libertar e integrar os dados contidos nos diários oficiais dos 5.570 municípios brasileiros, além de enriquecer as informações com o uso de inteligência artificial, facilitando o acompanhamento e fiscalização dos atos públicos pelos cidadãos. O cenário em que a iniciativa está inserida abre diversas frentes de abordagem por discentes e pesquisadores, fomentando um cenário de colaboração ampla e contínua.
Já no primeiro semestre, o projeto Querido Diário nas Universidades acompanhará dois projetos de iniciação científica, documentando a evolução das entregas e pavimentando o caminho para futuras parcerias.
Objetivos do Projeto junto à Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict)
- Fortalecimento da comunidade de alunos e pesquisadores de ciência de dados no Brasil
- Mapeamento do ecossistema acadêmico (grupos e projetos de pesquisa) em torno de temáticas semelhantes ao escopo do Querido Diário
- Criação de um fluxo de trabalho para facilitar a colaboração entre gestores de projetos de código aberto e a comunidade acadêmica