Descrição
No campo da Saúde, assim como em outras áreas, boa parte do conteúdo produzido é armazenado diretamente no ambiente digital e em formato textual. Livros, artigos, notícias e comentários em redes sociais são apenas alguns exemplos. Cabe destaque também a velocidade crescente com que eles são produzidos, impulsionados por iniciativas como Ciência Aberta e Acesso Aberto.
"Vislumbra-se que grande volume de dados (big data) têm potencial de gerar novos conhecimentos que viabilizam a compreensão de efeitos e impactos de fatores isolados ou associados sobre a saúde de populações." (Sumário executivo - Livro Verde/Fiocruz)
Entretanto, extrair informações de grandes volumes de dados pode ser inviável com as técnicas tradicionais. Por isso, propomos uma abordagem que utilize técnicas do campo de Ciência de Dados para processar e extrair informações de publicações científicas. Ao mesmo tempo, entendemos que uma solução efetiva depende da compreensão de como é produzido o conhecimento no campo da Informação e Comunicação em Saúde.