Notícia 30/04/2024

Equipe da PCDaS participa de encontro com integrantes do CISUC, da Universidade de Coimbra

Com temas de interesse em comum, os dois grupos de pesquisa esperam colaborar em trabalhos conjuntos

  • Nelson Niero Neto

No dia 18 de abril, integrantes da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS) se reuniram virtualmente com membros do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), de Portugal. O pesquisador Marcel Pedroso, coordenador da PCDaS, participou do encontro presencialmente em Coimbra, junto à equipe do CISUC.

O encontro foi motivado pelas possibilidades de trabalho conjunto entre os dois grupos de pesquisa, que tratam de temas convergentes em suas pesquisas e demais iniciativas. Os cerca de 30 participantes compartilharam suas trajetórias profissionais, experiências na academia, visões e perspectivas sobre os temas estudados pelos grupos.

 

Interesses em comum

Na ocasião, Jorge Henriques, professor de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e pesquisador do CISUC, explicou aos brasileiros que o Centro é dividido em cinco grupos de pesquisa. Em seguida, apresentou os objetivos e desafios de um deles, o grupo de Comunicação Adaptativa, que engloba temas familiares a integrantes da PCDaS, como análise de dados, desenvolvimento de modelos e algoritmos computacionais e técnicas de soft-computing para resolver problemas complexos. 

Outros grupos de pesquisa do Centro ainda abordam Inteligência Artificial (IA) e machine learning, temas que também são de interesse direto da PCDaS. “A reunião permitiu identificar pontos de contato comuns entre os dois grupos, e esperamos que venham a dar resultados concretos posteriormente”, relatou Jorge Henriques. 

A IA foi reforçada pelo coordenador técnico da Plataforma, Jefferson Lima, como um ponto de interesse em comum entre as duas equipes. Autor da tese de doutorado “Desafios Para a Adoção de Inteligência Artificial Pelo Sistema Único de Saúde (SUS): ética, transparência e interpretabilidade”, Jefferson apresentou brevemente aos colegas de Coimbra as suas experiências em pesquisas sobre IA e algumas das questões éticas que considera fundamentais para o debate sobre o tema.

Ao final da reunião, Marcel Pedroso apresentou os conjuntos de dados disponibilizados pela PCDaS aos portugueses e convidou a equipe do CISUC a trabalhar em conjunto com os brasileiros. “Agora que começamos a dialogar e interagir, pretendemos traçar em breve uma agenda detalhada de colaboração em pesquisas”, finalizou.

Marcel Pedroso se reúne com integrantes do CISUC, em Coimbra


Artigos Relacionados