17/11/2022 . Notícia
Pela primeira vez, um artigo produzido pela equipe da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS) foi apresentado presencialmente em um evento internacional. No final de agosto, o engenheiro de dados Victor Ribeiro representou a Plataforma no DEco’23 (International Workshop on Data Ecosystems), atividade que integrou o calendário da Very Large Data Bases Conference (VLDB), uma das mais renomadas conferências de ciência de dados no mundo. Neste ano, o encontro aconteceu em Vancouver, no Canadá.
O artigo inscrito no DEco’23, Data Science Platform Applied to Health in Contribution to the Brazilian Unified Health System, abordou as diversas contribuições da PCDaS para auxiliar a descoberta de informação útil a partir de grandes ou complexas bases de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), bem como a tomada de decisão orientada por dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais.
Em sua participação no workshop, que incluiu uma apresentação resumida do artigo ao público presente, Victor aproveitou a oportunidade para demonstrar o trabalho realizado pela Plataforma no Brasil. “Chamou muito a atenção dos pesquisadores o nível de complexidade do trabalho da PCDaS. E o fato de ela não ser um protótipo, mas sim uma plataforma funcional, também foi muito bem visto e reconhecido”, conta Victor. “Essa experiência mostrou que o nível de amadurecimento da PCDaS hoje é muito interessante”.
Victor acredita que a presença no DEco’23 pode fortalecer ainda mais o desenvolvimento da Plataforma, especificamente no campo da pesquisa. “Considerando a relevância da VLDB, essa participação é uma etapa importante para o crescimento da PCDaS. Foi uma espécie de ‘estreia’ no cenário internacional, e nós temos potencial para aumentar a projeção do nosso trabalho”.
Frente de publicações da Plataforma
Para Rebecca Salles, cientista de dados da Plataforma que lidera a frente de publicações e artigos, a participação no DEco’23 é um primeiro marco que expande os horizontes de alcance da PCDaS para fora do Brasil. “A Plataforma foi incluída no panorama mundial de iniciativas em ecossistemas de dados, tendo seu impacto na saúde pública contextualizado e destacado”, avalia. “O artigo demonstra como nosso trabalho se mostrou inovador no oferecimento da pesquisa e ciência de dados de saúde como serviço”.
Com outros artigos em desenvolvimento, a equipe pretende inscrevê-los em eventos nacionais e internacionais. “Além do nosso foco em publicações de análise de dados de saúde pública que contribuam para o SUS, essas participações são importantes para nos destacar no contexto de outros projetos e iniciativas e possibilitar a observação de oportunidades de parcerias”, diz Rebecca.
Acesse a publicação sobre o artigo clicando aqui.