Projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico

Ciência de Dados aplicada à Redes de Colaborativas da Comunidade Saúde da RNP


Descrição

A equipe de especialistas da Diretoria de Relacionamento Institucional para Comunidade Saúde realiza estudos prospectivos e de impacto das Redes de Colaboração da Comunidade - RCC em Saúde, no Estabelecimentos de Saúde com Ensino, seus profissionais e sobre o Sistema ùnico de Saúde, incluíndo a Saúde Suplementar, em função de três ativos: Unidades,RCC, Grupos de Interesse Especias - SIG, e Governança da Colaboração (comunicação, cooperação e coordenação - 3Cs).

Uma das primeiras RCCs é a RUTE. A Rede Universitária de Telemedicina é um programa coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com os resultados alcançados, a iniciativa é considerada uma das maiores do gênero no mundo: atualmente, a rede abrange cerca de 150 hospitais universitários e de ensino e contempla mais de 130 unidades de telemedicina e telessaúde, inaugurados e em plena operação, localizados em todos as 27 unidades federativas do Brasil. São cerca de 60 grupos de interesse especial - SIG em várias especialidades e sub-especialidades da saúde, em plena operação, com 600 sessões anuais de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas no portal. Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de cerca de 300 instituições, inclusive da América Latina.

A RUTE está integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS) e promover a teleassistência e a tele-educação junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus) , facilitando o acesso e o treinamento de profissionais da saúde. As unidades de telessaúde e telemedicina são dotadas de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real, conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.

Objetivos com a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS)

  • Operacionalizar o desenvolvimento de modelos e estratégias empíricas de apoio à consolidação e ampliação das RCC em saúde voltadas ao fortalecimento da transformação digital da saúde. A pesquisa está relacionada à realização de estudos aplicados e desenvolvimento vinculados a Saúde Digital, nos Estabelecimentos de Saúde com Ensino e Pesquisa, por meio de estratégias sofisticadas de análise e avaliação de grandes quantidades de dados.
  • No âmbito da formação, implementação e avaliação de estratégias do Sistema RNP não é difícil imaginar as possibilidades da abordagem de Ciência de Dados para monitoramento do desempenho de projetos e programas, e seleção de agenda para formulação de políticas públicas por meio de análise de redes colaborativas, são alguns exemplos.

Equipe PCDaS

Luiz Ary Messina Gerente de Relacionamento Saúde
Paulo Lopes Especialista em Comunidade Saúde
Max Moraes Analista de Relacionamento Saúde

Projetos Relacionados