28/12/2023 . Notícia
Nesta semana, a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS) incorporou os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (PEMOB) aos painéis do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU), projeto parceiro da Plataforma.
Relativos a 2022, os dados enriquecem quatro painéis do SIMU que contêm informações sobre municípios brasileiros:
Entre as várias informações sobre mobilidade urbana municipal levantadas pela pesquisa e incorporadas aos painéis, alguns exemplos são os pontos de embarque e desembarque, a idade média da frota de ônibus, o índice de passageiros transportados por quilômetro e informações diversas sobre arrecadação com tarifas e multas.
Além dos dados obtidos pela PEMOB, os painéis do SIMU são enriquecidos com outros conjuntos de dados que contêm insumos para a avaliação da mobilidade urbana nas cidades. Aspectos como tempo de deslocamento das pessoas entre casa e trabalho, tamanho da frota de veículos por município, emissão de poluentes por transportes terrestres e mortos e feridos em acidentes também são considerados.
Projeto evidencia relação da saúde com a mobilidade urbana
O SIMU é um projeto da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Em conjunto com a PCDaS, a iniciativa gerou sete painéis de visualização de dados com temas relacionados à mobilidade urbana e à saúde.
Com o compromisso de disponibilizar informações de forma didática, a equipe do SIMU espera colaborar para a tomada de decisão nos diferentes níveis governamentais. Os painéis permitem, por exemplo, o estudo de diagnósticos prévios e simulações de cenários.
28/12/2023 . Notícia
16/09/2023 . Notícia