24/04/2021 . Notícia
Entre setembro e dezembro de 2023, os grupos parceiros vão dar continuidade às atividades utilizando e/ou desenvolvendo melhorias para o Querido Diário.
O terceiro ciclo do programa Querido Diário nas Universidades, iniciativa que busca estreitar laços entre comunidade acadêmica e projetos de código aberto, iniciou no mês de setembro. O começo das atividades foi marcado por um encontro geral entre os participantes.
Durante o encontro, que aconteceu na última semana de setembro, membros dos grupos de pesquisa e extensão universitária que participaram deste ciclo compartilharam suas principais metas para o próximo trimestre de trabalho.
Estudantes do Projeto de Iniciação Científica ‘Uso de processamento de linguagem natural em textos de diários oficiais municipais para análise de dispensa de licitações’, da Universidade Tiradentes (UNIT), da qual o professor Adolfo Pinto Guimarães é o atual tutor, tem como principais objetivos:
Já as estudantes de comunicação membros da Agência de Notícias Ciência e Cultura, grupo de extensão universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cujo o projeto o professor Bau Carvalho é o atual tutor, vão continuar desenvolvendo jornalismo de dados utilizando o Querido Diário como ferramenta auxiliar na apuração documental.
Estão previstas o desenvolvimento de quatro reportagens, uma para cada uma das áreas e temas abaixo:
Além dos parceiros com acompanhamento mais direto neste ciclo (parcerias vinculantes), o encontro geral contou com a participação de estudantes e professores de instituições que vão desenvolver atividades com o Querido Diário por conta própria. São elas:
Universidade de Brasília (Unb) – no âmbito da disciplina Evolução e Contribuição em projetos de software, ministrada pela professora Carla Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – no âmbito da disciplina Projeto e Construção de Sistemas, sob a orientação do professor Eduardo Bezerra
Instituto Federal de Alagoas – dando continuidade ao Projeto Exoonero, orientado pelo professor Daniel Fireman
Desenvolvimento de artigo
Uma novidade do programa neste ciclo é o desenvolvimento de um artigo científico orientado pela Cientista de Dados Luísa Coelho, pesquisadora bolsista pelo Programa Ciência da Dados Aplicadas à Saúde (PCDaS/Fiocruz), parceira do programa Querido Diário nas Universidades.
Juntamente com a estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nicolly Lira, Luísa vai desenvolver uma análise comparativa de técnicas de pré-processamento de dados em textos de diários oficiais dos municípios incluídos na Rede Cegonha, programa governamental voltado para a saúde de mulheres grávidas, entre os anos 2011 e 2021. Para esta pesquisa serão levantados dados utilizando o Querido Diário, ampliando o conhecimento desenvolvido em torno do projeto.
Querido Diário nas Universidades
Coordenado pelo Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) e apoiado pela PCDaS/Fiocruz, o programa está no terceiro ciclo de atividades.
Confira balanço dos ciclos anteriores:
Clique aqui para acessar a matéria original.
24/04/2021 . Notícia