29/05/2022 . Notícia
O Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS), conjunto de dados disponibilizado pela Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), foi atualizado este mês com informações dos anos de 2021, 2022 e 2023.
Obtidos junto ao DATASUS, 23.882.546 registros que contemplam o período de outubro/2021 a junho/2023 agora estão disponíveis. Com um total de 180.916.092 registros, o período de abrangência do conjunto de dados começa em janeiro/2008.
Clique aqui para acessar o SIH gratuitamente via notebook Google Colab com codificação em R, baixado em sua íntegra ou consultado via painel interativo para análise visual de dados.
Automatização
Além da inclusão de dados recentes, a equipe de engenheiros de dados da PCDaS finalizou a automatização completa do processo de aquisição, transformação e carregamento de novos dados (ETL) para a base de informações do SIH.
“Por meio das ferramentas e tecnologias empregadas por nossa equipe de engenharia, conseguimos realizar um monitoramento contínuo do servidor FTP do DATASUS, o que possibilita a execução automática do fluxo de ETL sempre que novos dados são disponibilizados”, explica Vinicius Kreischer, líder do time de engenharia da Plataforma. “Dessa maneira, a base de dados enriquecida do SIH é disponibilizada pela PCDaS com um atraso mínimo em relação ao DATASUS”.
Bases de Dados
Além do SIH-SUS, a PCDaS ainda disponibiliza outros cinco conjuntos de dados em seu site: o Pólis PCDaS, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informação sobre Mortalidade – Declaração de Óbitos Fetais (SIM–DOFET) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).