Novidade 14/07/2023

Conjuntos de dados do SIM e do SINASC são atualizados com informações do ano de 2021

Disponibilizados pela PCDaS, bases de informação sobre mortalidade e nascidos vivos são constantemente tratadas e atualizadas pela equipe da Plataforma

  • Nelson Niero Neto

Os conjuntos de dados de duas bases tratadas e disponibilizadas pela Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS) receberam, nesta semana, importantes atualizações. Agora, o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) contam com os dados do ano de 2021.

Obtidos junto ao DATASUS, 1.832.649 registros de mortes no Brasil em 2021 foram enriquecidos e indexados pela equipe de engenharia de dados da PCDaS. Agora, a base atualizada do SIM totaliza 29.735.516 registros. Ela já pode ser acessada gratuitamente via notebook Google Colab com codificação em R, baixado em sua íntegra ou consultado via painel interativo para análise visual de dados. 

Já a base do SINASC foi atualizada com 2.677.101 registros de nascidos vivos. A base totaliza 77.075.180 entradas e pode ser acessada neste link.

“Os novos dados permitem construir e analisar indicadores para o novo período disponibilizado (2021), além de possibilitar a inclusão deste novo recorte na análise e estudo do comportamento de indicadores ao longo do tempo”, explica Vinicius Kreischer, líder do time de engenharia de dados da PCDaS. “Em outras palavras, os novos dados permitem uma análise mais abrangente e aprofundada do cenário atual, bem como a identificação de tendências e padrões de comportamento”.

 

Bases de Dados

O site da PCDaS contém um dataset anual com todos os registros das declarações de mortalidade e de nascidos vivos. Ambas as bases abrangem o período de 1996 a 2021. A atualização dos dados é realizada pelo DATASUS, e a PCDaS extrai os registros anuais assim que disponibilizados. Em seguida, os dados são tratados e enriquecidos com uma metodologia própria de ETL (em inglês, extract, transform, load, ou extração, transformação, carregamento).

Além do SIM e do SINASC, a PCDaS ainda disponibiliza outros quatro conjuntos de dados em seu site: o Pólis PCDaS, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIHSUS) e o Sistema de Informação sobre Mortalidade – Declaração de Óbitos Fetais (SIM–DOFET).


Artigos Relacionados